E o ponto máximo do nosso Projeto deu-se no dia 19 de Novembro – Dia da Consciência Negra, onde houve apresentação de Capoeira, Afro Poesia, Grupo Bate Lata, Danças e Desfile Miss Beleza Negra.
Projeto que tem o objetivo de trabalhar sobre as Africanidades na Escola Porfírio de Araújo em Croatá - Distrito de São Gonçalo do Amarante
sábado, 18 de junho de 2011
Projeto Afro Arte em 2010! Mais um ano de Africanidades na Escola Porfírio de Araújo
No mês de Maio de 2010 começamos a estudar o Dia 13, o dia da Libertação dos Escravos. Fizemos uma leitura do nosso livro didático em sala de aula, onde começamos a estudar a História e a Cultura Afro Brasileiro. No mês de Junho estudamos o significado do Maracatu e Tambores. No mês de Agosto executamos a praticidade da nossa teoria em sala, organizamos oficina de tambores e danças. Em Setembro, a aula deu a importância ao combate ao preconceito e o respeito pela diversidade cultural do nosso povo. Em Novembro, no dia 06 visitamos a Cidade de Redenção, cidade cearense pioneira na Libertação dos Escravos. Onde estivemos em visita técnica no Museu Negro Liberto, aqui os estudantes entenderam a importância do estudo da História e Cultura Afro Brasileiro.E o ponto máximo do nosso Projeto deu-se no dia 19 de Novembro – Dia da Consciência Negra, onde houve apresentação de Capoeira, Afro Poesia, Grupo Bate Lata, Danças e Desfile Miss Beleza Negra.
Professor Danúsio ALMEIDA Croatá - SGA/ 2010
Projeto Afro Arte em 2009 - Início de tudo!!
O Núcleo Gestor apresentou o livro do Historiador Manuel Alves de Sousa, inclusive um excelente livro que trata da consciência negra, do combate ao preconceito, ao racismo e a exclusão social com um estudo da letra ETNIA de Chico Science. Um livro que exige do Professor uma atenção especial no tocante a Arte. Nota-se uma valorização do ritmo musical afro Maracatu, do Carnaval Brasileiro, Capoeira, das Congadas, a Culinária e a pintura de Debret.
Observando o aprendizado das turmas 7º ANO ( A, B, C, D e E ), no tocante a união da teoria a prática notamos um aprendizado maior entre os estudantes. O seu gosto pela música, pelo som dos tambores africanos e pela dança dos negros. Em cada aula de Arte Educação nota-se uma descoberta de talentos natos pela expressão cultural africana.
ALMEIDA / Croatá em 2009
Assinar:
Postagens (Atom)