Relatório das ações do Projeto Afro Arte da Escola Porfírio de Araújo que trabalha com a temática Africanidades.
O Nosso Projeto tem origem em 2009 e estamos sempre aprendendo novas formas de pensar o saber e a cultura africana indígena. Em 2010 organizamos um grande encontro de Africanidades no dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra.
Neste ano, diante do acompanhamento da nossa Secretaria de Educação estamos fazendo um trabalho mais participativo com todos os segmentos da Comunidade Escolar, seja aluno, seja professor. O Projeto Afro foi amplamente discutido e organizado para que possamos aplicar a lei 10.639 que torna o Ensino Obrigatório da Matriz Africana e Indígena nas Escolas Brasileiras. Diante disso, elaboramos uma programação o ano todo que envolva os professores de História, Língua Portuguesa e Arte. Que faça valer o direito dos Estudantes a pensar um novo olhar para as relações étnicas e a cultura Afro Brasileira
No mês de Agosto de 2011, o nosso Projeto organizou a programação de uma forma que possamos contemplar o nosso folclore, diante disso os professores das três disciplinas (História, Língua Portuguesa e Arte) efetivaram sobre a cultura Afro Brasileira. Segue Abaixo a seqüência dos temas a ser trabalhado em Sala de Aula.
História.
No 6º Ano
AGO |
Civilização da África e do Oriente. |
7º Ano
AGO |
Como é a África. |
8º Ano
Economia colonial dos Estados Unidos: a participação do negro
9º Ano
Filme: Invictus.
Língua Portuguesa
6º , 7º, 8º e 9º Anos
Escritores negros
Arte
6º , 7º, 8º e 9º Anos
Expressões artísticas trazidas pelos negros – a dança
Além do nosso Projeto acontecer em sala de aula com a participação dos professores, também fazemos oficinas e ensaios musicais sobre os tambores africanos. Fazemos oficinas de instrumentos recicláveis para formação do nosso Grupo Bate Lata Afro Arte, onde o nosso ensaio ocorre terça e quinta ás 11:10 á 12:00 no pátio da Escola Porfírio de Araújo. Somos um Grupo de 15 alunos tocando a Cultura Afro Brasileira. E queremos mais e vamos organizar o outro Grupo de Tambores Afro Arte. Ou seja, teremos dois grupos percurssivos que certamente poderá fazer um trabalho cultural para a Escola e a nossa Comunidade. Fizemos cartazes para convidar os estudantes para o nosso ensaio público como este abaixo:
Ensaios Bate Lata Afro Arte
Quando?
Terça e Quinta ás 11:10 até 12:00
Onde?
No Pátio da Escola Porfírio de Araújo.
# Faça parte da Banda de Latinha da nossa Escola!
# Serão formados 30 estudantes para a composição da Banda e onde iremos participar de eventos culturais na nossa Escola e na Comunidade.
Além da Música, também organizamos o nosso Grupo de Relações Étnico raciais e a cultura Afro Brasileira, Africana e Indígena onde nos reunimos sempre no começo de cada mês na Sala de Informática. No nosso Primeiro Encontro discutimos sobre diversos assuntos como: O Preconceito, o Racismo e a cultura do nosso antepassado. Fizemos uma proposta de atividades para o Grupo onde eles deveriam fazer um relato sobre fatos, relatos e estórias dos mais antigos da nossa comunidade. Que no proximo encontro deveria ser apresentado como trabalho estudantil. O nosso Grupo é composto por alunos do 6º , 7º, 8º e 9º anos, que são eles:
1. Edson Araujo de Pinho 6 Ano
2. Franciso Angelvan Alves Herculano 7 A
3. Maria Alrilene Spinoza Araujo 7 B
4. Ermeson Araujo Pinho 7 B
5. Luiza da Silva Pereira 7 C
6. Milena Moreira dos Santos 8 A
7. Francilene Gomes de Sousa 8 A
8. Leonardo dos Santos de Sousa 8 B
9. Douglas Garcia Soares 8 C
10. Suzana Emanuelly Moreira dos Santos 8 D
O Nosso Blog Afro Arte http://projetoafroartesga.blogspot.com/ também esta fazendo o seu trabalho de divulgar o que ocorre dentro da nossa Escola sobre a temática. Este é um espaço para os alunos se informar sobre a nossa cultura afro Brasileira. Fizemos vários cartazes para divulgar o nosso Blog Afro Arte. Cartazes como este abaixo foi colocado na Escola. Que foi assim:
Africanidades
Fique por dentro da Cultura Afro Brasileira na Escola!
Acesse o nosso Blog Afro Arte!
Coordenação: Profº Danúsio ALMEIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário