sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Projeto Afro Arte para os Professores de História, Língua Portuguesa e Arte!








                 PROJETO

AfroArte


- A África de Todas as Artes -





















CROATÁ – SÃO GONÇALO DO AMARANTE
 2011















DADOS DO PROJETO


PERÍODO: 08 meses

PÚBLICO-ALVO: Alunos da Escola de Ensino Fundamental Porfírio de Araujo

CRIAÇÃO: Professor José de Almeida Cavalcante

COLABORAÇÃO: Antonio Joacir  Bezerra Silva
                                  Ana Célia Meneses de Matos
                                  Isabel Cristina Barreto Rodrigues
                                  Taciana Sousa de Oliveira Ribeiro
                                  Francisca Criciane Moreira Bastos






“Costumes é folclore, é tradição,
capoeira que rasga o chão,
Samba que sai da favela acabada,
É hip-hop na embolada”
(Etnia, Chico Science)






CROATÁ – SÃO GONÇALO DO AMARANTE
2011

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APRESENTAÇÃO

O Projeto Afro Arte iniciou-se em maio de 2009, nas aulas de Arte Educação na Escola Porfírio de Araujo. O Núcleo Gestor nos apresentou o Livro Brasil Afro-Brasileiro do Historiador da UECE Manoel Alves de Souza. O Livro trouxe muitas discussões sobre a Cultura Afro Brasileira e da consciência negra, do combate ao preconceito, ao racismo e a exclusão social com um estudo da letra ETNIA de Chico Science. Um livro que exige do Professor uma atenção especial no tocante a Arte. Observando o aprendizado das turmas 7º ANO ( A, B, C, D e E ), no tocante a união da teoria a prática notamos um aprendizado maior entre os estudantes. O seu gosto pela música, pelo som dos tambores africanos e pela dança dos negros. Em cada aula de Arte Educação notou-se uma descoberta de talentos natos pela expressão cultural africana. Nota-se uma valorização do ritmo musical Afro Maracatu, do Carnaval Brasileiro em Salvador e no Rio de Janeiro, Capoeira, das Congadas, a Culinária e a pintura de Debret. O Bumbo, Chocalho, a Conga, o Repique, a Timba e Berimbau. Aqui, a musicalização africana faz parte do cotidiano dos estudantes. Fizemos oficinas de tambores em sala e na Praça da Comunidade fizemos uma Ciranda onde celebramos o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. Evento que já faz parte do nosso calendário escolar. Foi um momento de descobertas e muita criatividade musical de todos participantes daquela Ciranda que marcou um novo Projeto nossa Escola sobre Africanidades.

Em 2010, o Projeto começou a ganhar formato novo com maior participação dos alunos e professores. Neste ano, fizemos varias atividades escolares em relação a cultura afro brasileira e o 20 de Novembro foi celebrado com todos da Escola. Foi um dia onde tivemos grande participação dos estudantes e comunidade escolar. Aqui, foi a nossa culminância do Projeto Afro Arte onde os próprios alunos mostraram a sua habilidade na arte e na pesquisa sobre a Cultura Afro Brasileira tais como: A Capoeira, Banda de Lata e de Percussão, A poesia africana, o desfile miss beleza negra e a dança afro.

 Neste ano de 2011, diante do acompanhamento da nossa Secretaria de Educação estamos fazendo um trabalho mais participativo com todos os segmentos da Comunidade Escolar, seja aluno, seja professor. O Projeto Afro foi amplamente discutido e organizado para que possamos aplicar a lei 10.639 que torna o Ensino Obrigatório da Matriz Africana e Indígena nas Escolas Brasileiras. Diante disso, elaboramos uma programação o ano todo que envolva os professores de História, Língua Portuguesa e Arte. Que faça valer o direito dos Estudantes a pensar um novo olhar para as relações étnico racais e a cultura Afro Brasileira No mês de Agosto, o nosso Projeto organizou a programação de uma forma que possamos contemplar o nosso folclore. Neste mês criamos o nosso Grupo de Relações sobre Étnico Raciais e Cultura Afro Indígena Brasileira. Onde a nossa reunião será sempre na primeira e terceira de cada mês. Nesta reunião estudamos e pesquisamos sobre o preconceito, etnocentrismo, racismo e cultura local da nossa comunidade. A Gastronomia e a memória vida dos nossos antepassados. O Grupo vai ficar responsável junto com os professores para organizar a nossa culminância que será na terceira semana de novembro de 2011.A Banda de latinha e tambores Afro Arte ensaia todas as terças e quintas no horário da 11:10 até 12:00. Onde os alunos têm aula de música com a temática Afro Brasileira. O nosso Blog http://projetoafroartesga.blogspot.com/ foi amplamente divulgado nas duas Escolas Municipais Porfírio de Araújo. No mês de outubro criamos nosso Grupo de Hip Hop com alunos do 6º ano, onde nosso ensaio será as quartas no Laboratório de Informática na Escola.

JUSTIFICATIVA

A Lei nº 10.639/2003 determina a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana os currículos escolares. A medida é de suma importância para um reparo no ensino do país no que tange a história e a contribuição dos povos africanos a formação da cultura brasileira.
Trata-se de um equívoco histórico, já que o ensino no Brasil se utiliza, na maioria das vezes, de metodologias desenvolvidas sob a ótica européia, sem levar em conta a ciência, a filosofia e a cultura produzida na áfrica e seus reflexos na diáspora em território brasileiro. Esta visão eurocêntrica estimula certa “invisibilidade” do negro na sociedade.
 O que nem todos sabem é que o Brasil é o segundo maior país de população negra no mundo, perdendo apenas para a Nigéria, e superando todos os outros países africanos. Tendo isto em vista, buscar o reconhecimento dessas raízes culturais é desvendar uma identidade cultural brasileira velada, elevando a auto-estima dos negros


OBJETIVOS
Geral:
Proporcionar aos pré-adolescentes momentos de descoberta de nossa identidade negra, superando todas as formas de preconceito e o racismo. Buscando na Historia, na Lingua e na Arte a conquista de uma consciência negra.

Específicos:

. Promover com os pré-adolescentes uma leitura individual e coletiva do livro Brasil Afro-Brasileiro de Manoel Alves de Sousa;

.  Exercitar os alunos com reflexão sobre o preconceito, o racismo e a exclusão social;

. Cantar com os estudantes a Música Etnia de Chico Science, CD Afrociberdelia;

. Compreender a origem do Maracatu Cearense, o Carnaval Brasileiro e as Congadas;

. Realizar datas comemorativas do mês e semana arte-cultural sobre todos os festejos sociais. Promovendo trabalhos escolares individuais e coletivos dos alunos;

. Trabalhar a musicalização dos alunos com OFICINA DE PERCURSSÃO (Tambores, Bumbos, Caixa, Chocalhos, Repiques etc).  em sala de aula e depois leva a turma para fazer uma apresentação em praça na nossa comunidade;

. Criar maneiras para promover a dança africana como o Maracatu e Ciranda, fazendo uma grande roda com os estudantes buscando uma maior integração social e afetiva dos nossos estudantes;

. Fazer um elo do nosso Projeto Afro Arte com a Sociedade inserindo-a de forma participativa de forma sociável.
METODOLOGIA APLICADA

  • Elaboração de seminários.
  • Execução de oficinas educativas.
  • Debates e discussões sobre o tema.
  • Apresentação usando as mídias.
  • Pesquisa de campo.
  • Palestras
  • Atividades escritas.
  • Oficina Bate lata.
  • Oficina percussiva Tambores

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DO PROJETO.

HISTÓRIA 6º ANO

FEV
MAR e ABR
MAIO
JUN
AGO
SET
OUT
NOV
O povo afro brasileiro no tempo e no espaço.
Brasil africano, indígenas e portugueses.

A África do Sul e o apartheid.
O canto das três raças

Quilombos de ontem e de hoje
Civilização da África e do Oriente.
Os descendentes afro- brasileiros.
O movimento negro no Brasil
O negro enquanto sujeito da história

MAI
JUN
AGO
SET
OUT
NOV
Árabes , africanos e chineses
A África negra antes dos europeus.
Como é a África.
A África do Sul e a apartheid.
O Brasil afro. Quem somos nós.
Quilombos de ontem e de hoje
   HISTÓRIA 7º ANO

HISTÓRIA 8º ANO
FEV
MAR
ABR
MAIO
JUN
AGO
SET
OUT
NOV
.Africanos no Brasil.

Os africanos e suas culturas
Resistên-cia africana..
O tráfico negreiro
Os escravizados na sociedade mineradora.
Economia colonial dos Estados Unidos: a participação do negro.
.A independência do Haiti.
Conjura-
ção Baiana
A abolição dos escravos

HISTÓRIA 9º ANO
FEV
MAR
ABR
MAIO
JUN
AGO
SET
OUT
NOV
A África entre os séculos XVI e XVII.
  • Independência na África.
  • Franceses na Argélia.
  • Belgas no Congo.
  • Britânicos na África.
25 de maio – Dia da África
A África do Sul e a apartheid.
Filme: Invictus.
A diversidade do povo: movimento negro e a juventude.
Movimento negro no Brasil: história, memória e imagens.
Quilombos de ontem e de hoje


JUN
AGO
SET
OUT
NOV
Contos de origem africana.
Escritores negros.
Influência do vocabulário africano na linguagem brasileira.
Estudo dos livros:
  • Menina Bonita do laço de fita - . Ana Mª Machado.
  • A Fada que queria ser Madrinha – Gil de Oliveira.
  • O Reino das Borboletas Brancas – Marli Assunção.
  • Benedito – Hugo Monteiro.
Letras de músicas brasileiras.
Temática afro-brasileira.
LÍNGUA PORTUGUESA
6º, 7º,8º E 9º ANOS


ARTE
6º, 7º,8º E 9º ANOS

JUN
AGO
SET
OUT
NOV
A participação do negro na nossa cultura.
Expressões artísticas trazidas pelos negros – a dança
Musicalidade – a participação do negro na nossa música.
A influência africana na culinária.
Outros costumes africanos que aqui ficaram.



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CULMINÂNCIA DO PROJETO

Será realizada, no mês de novembro, a SEMANA AFROARTE onde a comunidade escolar apresentará atividades voltadas para a temática CONSCIÊNCIA NEGRA, em comemoração ao dia 20 de novembro (dia da consciência negra) e encerramento do projeto na Escola. Exibição de Batuque e Danças afro-brasileiras em Praça pública em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A data da semana será no dia 21 a 26 de Novembro de 2011. Onde iremos de forma neste mês intensificar os estudos afro brasileiros na Escola. Os Professores de Língua Portuguesa, História e Arte irão de forma organizada com os seus alunos fazer atividades escolares sobre esta temática Africanidades. Devemos começar intensificar este tema nestas disciplinas citadas. Atividades como pesquisas em História como a História da África e sobre os afro brasileiros e as relações étnico raciais. Na Arte devemos fazer atividades no tocante a Música e a Gastronomia Afro indígena. Na Língua Portuguesa devemos trabalhar os gêneros literários da África e Afro indígena brasileira.
No dia 26 teremos o ponto máximo da Semana Afro Arte, onde iremos concluir com apresentações dos trabalhos dos alunos nas salas de aula e apresentações culturais no Pátio da Escola.

Professor Danúsio ALMEIDA


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