quarta-feira, 30 de maio de 2012

Encontro municipal para as temáticas: Cultura e identidade ético-racial

Apresentação da temática do grupo de trabalho da temática afro indígena do selo UNICEF.
Está acontecendo em São Gonçalo a apresentação da temática do grupo afro indígena para o selo UNICEF, sob a coordenação da Surpevisora Ivaneide Guilherme, o grupo tem o objetivo de multiplicar as ideias coletadas durante o trabalho para a inclusão e o respeito das mais diversas etnias.
A abertura contou com a presença de representantes dos grupos de trabalho e grupos de estudo, da articuladora do Selo UNICEF no município Mali Silva, dos secretários de Ação Social, Cultura e esporte, de Educação, do Conselho da criança e do adolescente, gestores escolares e de uma das personalidades mais emblemáticas do município, o representante do Conselho tutelar, Sr. Gildenor Barbosa, que durante sua fala, entre tantas outras boas verdades, mencionou a importância dos pais no crescimento pessoal dos filhos.
A Secretária de Educação, Sra. Fátima Mendes, parabenizou todos os envolvidos no processo, pois durante todo o processo, muitas atividades tiveram que ser realizadas em tempo recorde e que na maioria das vezes as responsáveis excederam seus horários de trabalho para o efetivo sucesso do projeto.
Já, o Presidente do Fórum étnico-racial do Ceará, Kim Lopes, palestrou sobre os índices alarmantes contra os negros no mundo, e citou de como o Brasil, segundo país em maior número de negros no mundo, ainda tem registros de brutalidade e ações racistas que só aumentam as estatísticas criminais no país. Ele declara que são de negros.
A apresentação cultural de um grupo de alunos da escola João Moreira Barroso, da localidade do Salgado do Moreiras, literalmente arrasou, o grupo representou muito bem uma cena típica de preconceito e discriminação racial, arrancando aplausos calorosos dos presentes.
Assim, a primeira parte da apresentação foi encerrada com a apresentação da aluna da escola municipal Maria do Socorro Gouveia, onde foi colocado para o público todas as práticas realizadas durante as pesquisas.
O público está firme e forte diante dos  trabalhos como, realmente belos, o trabalho foi impecável e com toda sensibilidade que lhe foi passado. No período da tarde a temática será o semi-árido. Somente a educação é responsável por essa mudança transformadora a favor da extinção total do preconceito, do racismo, da homofobia. E eu fico me perguntando como seria possível viver sem ela. Eu não conseguiria, e vc?


Andréa Soares - SGA notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário