quinta-feira, 17 de maio de 2012

PLANO DE TRABALHO DO – G.T PARA A TEMÁTICA CULTURA E IDENTIDADE: COMUNICAÇÃO PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL SELO UNICEF EDIÇÃO 2009/2012

      
      
 
Entidade: Secretaria Municipal da Educação;
Execução: GRUPO DE TRABALHO- G.T - CULTURA IDENTIDADE: COMUNICAÇÃO PARA A IGUALDADE ÉTNICO- RACIAL;
Mobilizadora Local: Maria Ivaneide da Silva Guilherme
                                                                               
 
APRESENTAÇÃO
 
 A Secretaria Municipal da Educação de São Gonçalo do Amarante- Ceará integra o conjunto de ações para a Temática Cultura Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial do Selo UNICEF EDIÇÃO2009/2012, fortalecendo assim, suas políticas públicas voltadas para à construção da cidadania e dos direitos das crianças e adolescentes, incluindo de forma efetiva a temática história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial da  rede de ensino  pelas Leis nº 10.639/03 e  Lei nº 11.645/08.
 Dessa forma, as temáticas negras e indígenas se somarão ao conteúdo programático das disciplinas, tais como, História, Geografia, Língua Portuguesa, Arte Educação, abordando o estudo das histórias e das culturas  dos africanos e dos indígenas, reveladas nas lutas e na formação da sociedade nacional, quebrando o modelo eurocêntrico do ensino, desmontando a história oficial e possibilitando a construção de uma educação multicultural nas escolas de São Gonçalo do Amarante. As leis respondem à luta histórica dos povos negros e indígenas que se querem perceber na vida nacional.  Espera-se que a escola se prepare para assumir o papel social de valorização e difusão da pluralidade cultural que nos faz povo. A escola aberta à diversidade assume papel fundamental para recompor a verdade e fazer nascer o orgulho de ser em cada brasileiro. Nesse caminhar será possível perceber que nossa cultura brasileira está impregnada das heranças branca, negra e índia.
Logo, o conjunto de ações planejadas e aprovadas pelo Grupo de Trabalho –GT, está em comum acordo com as atividades curriculares  do município e  em consonância com a proposta do SELO UNICEF mediante  metas e ações que serão acompanhadas sistematicamente pelo Grupo de Trabalho – G.T  Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial do município.
OBJETIVOS GERAIS
  • Fortalecer, reconhecer e valorizar a identidade étnico racial nas escolas do município;
·         Fortalecer a política de educação para a igualdade étnico-racial;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Implementar nas escolas de São Gonçalo do Amarante  as Leis 10.639/2003 e 11645/2008;
  • Realizar debate acerca do Currículo Escolar Municipal incorporando ao mesmo novos conteúdos relativos a história e cultura do povo negro e indígena;
  • Construir, identificar, publicar online, reproduzir e distribuir material didático e bibliográfico sobre as questões relativas às temáticas;
·         Incorporar as culturas afro-brasileira, africana e indígena nos conteúdos escolares, de modo que crianças e adolescentes as reconheçam nas expressões de sua comunidade.
·         Favorecer a integração entre as temáticas propostas e o planejamento dos conteúdos curriculares.

 METAS
Ø  Garantir o envolvimento de 80% de crianças e adolescentes nas atividades referentes às culturas indígenas e afro-descendentes.
Ø  Estabelecer parcerias e divulgar suas ações para 75% da comunidade em diferentes setores da sociedade.
Ø  Reorganizar 100% da proposta pedagógica das escolas com a inclusão da temática, de acordo com as diretrizes curriculares.
          
                                                      CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES PARA A TEMÁTICA
CULTURA E IDENTIDADE: COMUNICAÇÃO PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL
                AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
  PERÍODO INICIAL E DE EXECUÇÃO
01
Apresentação e levantamento e avaliação sobre o grau de implementação das Leis: questionário anexo A e B – Formulário das Leis 10.639 e 11.645;
Junho/2011
02
 Propor revisão do projeto político pedagógico com inclusão da temática: na reformulação e após a avaliação anual do PPP.
Agosto/2011
Permanente
03
Criação e dinâmica do Grupo de Estudo - GE que acompanhará o trabalho na escola.
Agosto/2011
04
Promover debates, oficinas e discussões para obter informações sobre a cultura afro-brasileira e indígena na escola.
Agosto/2011
Permanente
05
Elaboração e execução de projetos interdisciplinares, envolvendo as disciplinas de história, língua portuguesa e artes.
Agosto/2011
   anual
06
Reuniões ordinárias do G.T
Mensal ou de acordo com a necessidade
07
 Incentivo e sugestão para produção de material didático sobre a temática
Permanente
08
Socialização e divulgação de experiências pedagógicas das escolas da cultura afro-brasileira e africana nos meios de comunicação (jornal escolar, rádio escola, blogs, encontros etc.;
Permanente
09
Solicitar e avaliar relatórios trimestrais das escolas do G.T
Trimestral
10
Promover encontros para trocas de experiências com outras escolas do município
Abril/2012
11
Realização de feiras culturais abordando a temática
Out/2012
anual
12
Produções de roteiros para levantamento da cultura local
Agosto/2011
13
Mapeamento cultural e realização de entrevistas para evidenciar a cultura afro-brasileira e indígena do município
15 de março/abril 2012
14
Articular junto a SME, formação continuada de professores ( que será realizado por meio de  encontros periódicos, palestras) para estudos e debates sobre as temáticas e para apropriação e incorporação do novo olhar e contexto da história não oficial.
 Maio/2012
Trimestral
15
Criação de álbum e peças de comunicação
Abril/2012
16
Elaboração de vídeos/filmes e ou exposição fotográfica tratando do tema
Abril/2012
17
Estudo da temática (Guia de orientação do UNICEF)
Reuniões ordinárias do G.T
18
Articular junto ao Conselho Municipal de Educação para a inclusão da temática no Plano Municipal de Educação.
SME e G.T
19
Reorganização do Plano Municipal de Trabalho sobre a temática
20 de março de 2012
20
Divulgação das Ações sobre a temática em reunião do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente _CMDCA
Agosto/2011
AVALIAÇÃO
A avaliação de todo o processo de desenvolvimento das atividades acontecerá mediante a realização de acompanhamento por meio de relatórios e reuniões e visita do G.T, bem como realização de Culminância nas escolas e do II Fórum Comunitário do Selo UNICEF, apresentando todos os resultados obtidos.

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