Entidade: Secretaria Municipal da
Educação;
Execução:
GRUPO DE TRABALHO- G.T - CULTURA IDENTIDADE: COMUNICAÇÃO
PARA A IGUALDADE ÉTNICO- RACIAL;
Mobilizadora Local: Maria Ivaneide da
Silva Guilherme
APRESENTAÇÃO
A Secretaria Municipal da Educação de São
Gonçalo do Amarante- Ceará integra o conjunto de ações para a Temática Cultura
Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial do Selo UNICEF
EDIÇÃO2009/2012, fortalecendo assim, suas políticas públicas voltadas para à
construção da cidadania e dos direitos das crianças e adolescentes, incluindo
de forma efetiva a temática história e cultura afro-brasileira e indígena no
currículo oficial da rede de ensino pelas Leis nº 10.639/03 e Lei nº 11.645/08.
Dessa
forma, as temáticas negras e indígenas se somarão ao conteúdo programático das
disciplinas, tais como, História, Geografia, Língua Portuguesa, Arte Educação, abordando
o estudo das histórias e das culturas
dos africanos e dos indígenas, reveladas nas lutas e na formação da
sociedade nacional, quebrando o modelo eurocêntrico do ensino, desmontando a
história oficial e possibilitando a construção de uma educação multicultural
nas escolas de São Gonçalo do Amarante. As leis respondem à luta histórica dos
povos negros e indígenas que se querem perceber na vida nacional. Espera-se que a escola se prepare para assumir
o papel social de valorização e difusão da pluralidade cultural que nos faz povo.
A escola aberta à diversidade assume papel fundamental para recompor a verdade
e fazer nascer o orgulho de ser em cada brasileiro. Nesse caminhar será
possível perceber que nossa cultura brasileira está impregnada das heranças
branca, negra e índia.
Logo,
o conjunto de ações planejadas e aprovadas pelo Grupo de Trabalho –GT, está em
comum acordo com as atividades curriculares do município e
em consonância com a proposta do SELO UNICEF mediante metas e ações que serão acompanhadas
sistematicamente pelo Grupo de Trabalho – G.T
Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial do
município.
OBJETIVOS GERAIS
- Fortalecer, reconhecer e valorizar a identidade étnico racial nas escolas do município;
·
Fortalecer a política de educação para
a igualdade étnico-racial;
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Implementar nas escolas de São Gonçalo do Amarante as Leis 10.639/2003 e 11645/2008;
- Realizar debate acerca do Currículo Escolar Municipal incorporando ao mesmo novos conteúdos relativos a história e cultura do povo negro e indígena;
- Construir, identificar, publicar online, reproduzir e distribuir material didático e bibliográfico sobre as questões relativas às temáticas;
·
Incorporar as culturas
afro-brasileira, africana e indígena nos conteúdos escolares, de modo que
crianças e adolescentes as reconheçam nas expressões de sua comunidade.
·
Favorecer a integração entre as
temáticas propostas e o planejamento dos conteúdos curriculares.
METAS
Ø Garantir
o envolvimento de 80% de crianças e adolescentes nas atividades referentes às
culturas indígenas e afro-descendentes.
Ø Estabelecer
parcerias e divulgar suas ações para 75% da comunidade em diferentes setores da
sociedade.
Ø Reorganizar
100% da proposta pedagógica das escolas com a inclusão da temática, de acordo
com as diretrizes curriculares.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES PARA A
TEMÁTICA
CULTURA E IDENTIDADE: COMUNICAÇÃO
PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL
Nº
|
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
|
PERÍODO INICIAL E DE EXECUÇÃO
|
01
|
Apresentação e levantamento e avaliação sobre o grau de
implementação das Leis: questionário anexo A e B – Formulário das Leis 10.639
e 11.645;
|
Junho/2011
|
02
|
Propor revisão do projeto
político pedagógico com inclusão da temática: na reformulação e após a avaliação anual do
PPP.
|
Agosto/2011
Permanente
|
03
|
Criação e dinâmica do Grupo de Estudo - GE que acompanhará o
trabalho na escola.
|
Agosto/2011
|
04
|
Promover debates, oficinas e discussões para obter informações
sobre a cultura afro-brasileira e indígena na escola.
|
Agosto/2011
Permanente
|
05
|
Elaboração e execução de projetos interdisciplinares, envolvendo
as disciplinas de história, língua portuguesa e artes.
|
Agosto/2011
anual
|
06
|
Reuniões ordinárias do G.T
|
Mensal ou de acordo com a necessidade
|
07
|
Incentivo e sugestão para
produção de material didático sobre a temática
|
Permanente
|
08
|
Socialização e divulgação de experiências
pedagógicas das escolas da cultura afro-brasileira e africana nos meios de
comunicação (jornal escolar, rádio escola, blogs, encontros etc.;
|
Permanente
|
09
|
Solicitar e avaliar relatórios trimestrais das
escolas do G.T
|
Trimestral
|
10
|
Promover encontros para trocas de experiências com outras
escolas do município
|
Abril/2012
|
11
|
Realização de feiras culturais abordando a temática
|
Out/2012
anual
|
12
|
Produções de roteiros para levantamento da cultura local
|
Agosto/2011
|
13
|
Mapeamento cultural e realização de entrevistas para
evidenciar a cultura afro-brasileira e indígena do município
|
15 de março/abril 2012
|
14
|
Articular junto a SME, formação continuada de
professores ( que será realizado por meio de encontros periódicos, palestras) para estudos
e debates sobre as temáticas e para apropriação
e incorporação do novo olhar e contexto da história não oficial.
|
Maio/2012
Trimestral
|
15
|
Criação de álbum e peças de comunicação
|
Abril/2012
|
16
|
Elaboração de vídeos/filmes e ou exposição fotográfica tratando
do tema
|
Abril/2012
|
17
|
Estudo
da temática (Guia de orientação do UNICEF)
|
Reuniões ordinárias do G.T
|
18
|
Articular
junto ao Conselho Municipal de Educação para a inclusão da temática no Plano
Municipal de Educação.
|
SME e G.T
|
19
|
Reorganização
do Plano Municipal de Trabalho sobre a temática
|
20 de março de 2012
|
20
|
Divulgação
das Ações sobre a temática em reunião do Conselho Municipal da Criança e do
Adolescente _CMDCA
|
Agosto/2011
|
AVALIAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário